Operações básicas empregadas no processo de terraplenagem
Antes de erguer uma construção, antes de colocar cimento e tijolos empilhados, você precisa verificar o solo, isso é o que chamamos de terraplanagem. Mas não se trata apenas de tirar ou de colocar terra, é um procedimento muito mais complexo e que necessita de profissionais capacitados para realizar este serviço. E para isso, o profissional também deve saber quais tratamentos aquele solo precisa receber, e quais máquinas são as mais indicadas para cada procedimento.
Agora vamos mostrar algumas das operações básicas que são empregadas no processo de terraplanagem.
Escavação: Durante a escavação, a máquina rebaixa o terreno até o nível desejado.
Escavação com remoção de terra: Nesse processo, além de escavar o terreno, a terra removida é carregada para um local designado.
Escavação sem remoção de terra: Feitas em terrenos desnivelados. A terra é escavada no local em que o terreno está acima do nível desejado para o início da obra. E essa terra retirada é colocada em locais do terreno onde o nível de terra está abaixo do desejado.
Aterrar: O ato de colocar terra em determinado local do terreno que esteja abaixo do nível desejado.
Aterro com importação de terra: Quando não houver necessidade de fazer uma escavação, apenas necessário importar terra de outro terreno.
Compactação de solo: Quando é necessário fazer aterros em determinados locais do terreno, um trabalho de compactação do solo será necessário. Neste trabalho, os profissionais compactam o solo com o uso de equipamentos chamados de rolos compactadores.
Troca de solo: Quando o solo original não é firme o suficiente para conseguir suportar a construção. Primeiramente, faz-se o estudo do solo por meio de uma amostra em laboratório. Os resultados mostrarão quantos metros abaixo do nível original será necessário escavar, para então, aterrar e compactar o terreno e atingir o que o projeto pede.
Drenagem de solo: Quando os terrenos estão úmidos demais, a drenagem é feita criando canais em locais estratégicos para fazer o escoamento da água em excesso.
Prevenção de erosão: Em solos de composição arenosa ou sedimentar as erosões causadas pela ação de fortes chuvas são bastante comuns. Por isso, a técnica mais usada para prevenir o surgimento de erosões em áreas grandes é a criação de curvas de nível. Essas curvas são cortes ao longo do aclive/declive capazes de captar a água.
Agora vamos falar das principais máquinas utilizadas nesses processos
Caminhão Basculante: Essencial para apoiar serviços de escavação e demolição, esse tipo de caminhão é excelente para transportar cargas volumosas, como entulhos e terra.
Escavadeira: Considerado um equipamento de escavação muito poderoso, a escavadeira permite que grandes profundidades sejam atingidas em minutos, tudo isso graças à sua hidráulica.
Mini carregadeira: Usadas em obras menores e específicas, ela é perfeita para movimentar materiais diversos, nivelar o solo e fazer a desagregação de terra. Por ser um equipamento bastante compacto, é uma boa opção para ser usada em espaços reduzidos.
Terraplanagem: Mini escavadeira: Máquina compacta e indicada para canteiros de obra reduzidos e terrenos acidentados. Sua função é retirar o entulho e tornar a obra mais rápida.
Motoniveladora: Também conhecida como niveladora de estrada, essa máquina é indicada para fazer a preparação e nivelamento do solo, criando superfícies planas.
Retroescavadeira: Usada para movimentar materiais diversos, nivelar o solo e fazer a terraplenagem, a retroescavadeira conta com braço e lança de longo alcance, possibilitando uma melhor performance nas escavações profundas.
Fale com a BSM
Atualmente, a BSM tem em atividade a produção do concreto asfáltico usinado à quente – CBUQ. Com isso, é possível executar todos os serviços com produção própria, atender os clientes no setor privado e ampliar as ações, atendendo também as obras em vias públicas e em rodovias.