Primeiramente, pavimento é uma estrutura composta por várias camadas sobre a superfície final da terraplanagem, destinada a resistir aos esforços vindos do tráfego de veículos e do clima e a garantir aos usuários melhores condições de rolamento, com conforto, economia e segurança.

Além de reduzir substancialmente a poeira, o asfalto permite que os veículos transitem com maior rapidez e segurança, já que a aderência dos pneus nesse material é bastante eficaz.

O procedimento para a implantação de uma pavimentação asfáltica

O procedimento para a implantação de uma pavimentação asfáltica começa com quatro camadas:

1 – Revestimento de base – É a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma mais amenas às camadas inferiores.

2 – Base – A base é a camada sobre a qual se constrói o revestimento e é destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos e distribuí-los adequadamente às camadas inferiores.

3 – Sub-base – É a camada complementar à base, quando por circunstancias não for aconselhado construir a base diretamente sobre a regularização.

4 – Reforço do subleito – É uma camada cuja função é fazer o reforço do subleito atual melhorando a capacidade de suporte, de modo a reduzir a espessura da sub-base e evitar gastos excessivos.

Tipos de Asfalto mais utilizados

  • O tipo de asfalto mais utilizado no país é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente, muito utilizado principalmente em áreas de tráfego intenso, pois ele é mais resistente à ação do tempo.
  • Uma ótima opção que tem sido testada atualmente é o asfalto borracha, feito a partir do extrato de pneus reciclados com outros materiais. Além de acabar com o excesso desses objetos no ambiente, a borracha garante um bom desempenho, mais durável e com pouca conservação, porém essa uma técnica mais cara do que a tradicional.

Técnicas de Pavimentação

As técnicas de pavimentação se alteram e vão se modificando conforme o passar do tempo, através de estudos e novas tecnologias, principalmente em questão de segurança e resistência contra as chuvas e outros fenômenos naturais, que são os principais causadores de problemas no asfalto. Sabe-se que é primordial investir em algo de boa qualidade, mas não adianta comprar algo de qualidade e não realizar a manutenção constantemente, isso ocorre muito nas estradas brasileiras, e é dessa falta de manutenção que ocorrem os buracos, riscos de deslizamento, rachaduras, falta de pintura e sinalização, entre outros problemas.

Responsáveis pela pavimentação

O engenheiro de pavimentos é o principal responsável por todo o projeto de pavimentação asfáltica, desde os que ocorrem na cidade, até os rodoviários. Esse responsável tem algumas funções específicas, como:

  • Conhecimento de todos os tipos de pavimentos e materiais que serão utilizados; 
  • Saber da mecânica da estrutura e manutenção dos pavimentos;
  • Fazer o projeto de tráfego e drenagem;
  • Fazer o estudo do solo e condições do local de pavimentação;
  • Gerenciar a tecnologia dos pavimentos.

O Engenheiro também é muito fundamental na pavimentação asfáltica, seja no estudo, através de uma avaliação completa do solo, dos materiais, condições do espaço e geotecnia, ou na implantação da pavimentação, pois o engenheiro deve acompanhar todo o trabalho de perto e realizar manutenção, monitoramento e conserto de áreas danificadas se for preciso.

Fale com a BSM

Atualmente, a BSM conta com logística e estrutura completa para pavimentações. Com isso, é possível executar todos os serviços com produção própria, atender os clientes no setor privado e ampliar as ações, atendendo também as obras em vias públicas e em rodovias.

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