Um terreno que irá receber uma obra precisa estar pronto e ter as condições necessárias para a execução. A Terraplanagem, como o próprio nome sugere, é tornar o terreno plano, bem como retirar detritos que possam comprometer a execução da obra.

A terraplanagem envolve diversos processos como: Escavação; Aterramento; Compactação; Troca de solo; Drenagem; Prevenção a erosão.

Muitas vezes a terraplenagem é realizada sem critérios e desconsiderando o perfil geológico. Tudo isso pode gerar problemas como erosão e condições adversas do subsolo podem comprometer a obra, e os locais reservados à passagem de veículos.

A Terraplenagem quando não executada como deveria ser, traz diversos problemas a curto e a longo prazo, por isso o terreno onde será construído, deverá seguir todos os cuidados e orientações de segurança.

O objetivo da terraplenagem nada mais é do que tornar o terreno plano e retirar detritos, o que é importante e necessário fazer antes da construção começar.

Cuidados durante a terraplenagem

Antes de começar, é preciso fazer uma análise criteriosa das condições do subsolo do terreno, também conhecido como projeto geotécnico, ele tem como objetivo verificar o perfil geológico da área.

Em alguns casos, é necessário fazer a retirada ou até mesmo o aterramento do solo, para formar áreas planas que estabilizam o terreno. Para isso, é de extrema importância ser feita uma boa análise, pois a estabilização mal feita pode acarretar diversos problemas a curto ou a longo prazo.

Agora vamos ver algumas dessas consequências a curto e também a longo prazo:

Consequências a curto prazo

  • Em alguns casos é preciso fazer a retirada de vegetação e morros que protegem o ambiente, se a remoção da terra for feita de forma inadequada podem ocorrer problemas para a construção, como deslizamento.
  • A erosão do solo, que ocorre em função da remoção de terra, pode causar problemas significativos em curto espaço de tempo se feita de forma inadequada.
  • Outro problema muito comum a curto prazo são as rachaduras, muitas vezes elas podem comprometer e muito sua construção.

Consequências a longo prazo

  • Se uma desestruturação de solo for realizada sem uma análise geológica correta, tanto a obra como tudo que a envolve pode ficar comprometido, pois pode causar problemas na rede de drenagem, gerando possíveis enchentes. Esse problema atinge não somente a construção, mas toda a comunidade em volta.
  • A erosão causa grandes problemas, devido a falha humana. Uma terraplenagem mal feita, sem os cuidados com a natureza e as características do local podem causar consequências graves como deslizamento de terra e morte da fauna e da flora.

Esses problemas podem ser prevenidos com uma terraplenagem de qualidade, e a BSM é especialista nisso, conte conosco para realizar a Terraplanagem de forma correta com qualidade e segurança, evitando futuros problemas na sua obra.

Fale com a BSM

Atualmente, a BSM conta com logística e estrutura completa para pavimentações. Com isso, é possível executar todos os serviços com produção própria, atender os clientes no setor privado e ampliar as ações, atendendo também as obras em vias públicas e em rodovias.

Entre em contato com nossos profissionais e solicite informações, estamos sempre à disposição!