Toda empresa, seja ela de que segmento for, está sujeita ao cumprimento das normas de segurança específicas para seu tipo de negócio. Para cada máquina, equipamento ou situação, existe uma Norma Regulamentadora (NR) que deixa claro quais são as medidas a serem adotadas para que o manuseio e a manutenção sejam feitos da forma correta, garantindo a segurança de todos e vida útil das máquinas.

No caso do uso de máquinas pesadas, os cuidados relacionados à segurança precisam ser redobrados, pois o risco de acidentes graves é maior. Além dos danos e prejuízos materiais e financeiros, pode haver sequelas graves, como fraturas e amputações e até mesmo a perda de vidas humanas.

A manutenção preventiva e regular contribui para o aumento da segurança de todos e para a vida útil do equipamento. No entanto, é necessário que o operador de máquinas conheça a fundo o funcionamento da máquina que irá operar e faça as verificações necessárias antes de iniciar suas atividades.

Por isso, sendo você um profissional responsável pela manutenção ou pela operação de uma máquina pesada, fique de olho nos cuidados que precisam ser tomados. Veja a seguir algumas dicas práticas e essenciais para que seu trabalho seja feito com a máxima segurança possível!

Como operar máquinas com segurança?

Medidas de segurança devem ser respeitadas e algumas estão relacionadas com a segurança do operador de máquinas. Outras se relacionam à qualidade e garantia da vida útil do equipamento. Afinal, isso também contribui para um trabalho seguro.

Confira a seguir algumas destas medidas!

1.Use os EPI’s adequados

Os EPI’s, ou equipamentos de proteção individual, foram criados para proteger as pessoas contra acidentes,  minimizar ou eliminar os riscos à sua saúde e segurança dentro de seu ambiente de trabalho. 

Para cada atividade, existem EPI’s específicos e estes devem ser usados conforme orientações dos fabricantes e das NR’s. Antes de usá-los, sempre verifique se não estão danificados ou com data de validade vencida. Se estiver com problemas, solicite a substituição. Estes pequenos cuidados minimizam os riscos.

Os EPIs mais comuns para operador de máquinas são:

  • Capacete
  • Óculos de segurança
  • Protetores auriculares e abafadores de ruídos
  • Luvas de proteção
  • Botas adequadas ao tipo de equipamento e local de trabalho.

Lembre-se: EPIs podem salvar vidas e garantir a integridade física dos trabalhadores. Por isso, não inicie uma atividade sem estar devidamente protegido. 

Faça a verificação do local e de seu entorno

Conheça a área onde vai trabalhar e os obstáculos que poderá encontrar. Caso não seja possível desenergizar linhas elétricas aéreas, providencie barreiras de proteção para que não aconteçam acidentes.

Antes de cavar, certifique-se de que os serviços públicos subterrâneos estão bem sinalizados. Isso evitará danos às redes de gás, eletricidade, água e esgoto e que haja atrasos e prejuízos com máquina parada.

Se houver buracos e riscos de quedas, durante e ao final do trabalho, providencie barreiras com os EPCs (equipamentos de proteção coletiva) adequados, como cercas de segurança.

Suba e desça das máquinas com segurança

Garanta sua segurança ao subir ou descer de um equipamento. Para evitar quedas e acidentes graves:

  • Nunca, absolutamente nunca, desça ou suba de uma máquina enquanto ela estiver em operação ou movimento.
  • Desligue-a totalmente, engate o freio e libere a pressão de todos os controles hidráulicos. Ao finalizar, certifique-se de que está tudo certo antes de descer.
  • Use a regra dos três pontos de contato: dois pés e uma mão ou duas mãos e um pé, apoiados ao descer ou subir. Nunca pule!
  • Se perceber que há degraus ou outras peças danificadas, solicite a manutenção.
  • Para evitar acidentes com outras pessoas, nunca deixe a chave no contato. Sempre leve com você.

Use os cintos de segurança

Cintos de segurança foram projetados para salvar vidas. Seu uso é a garantia de que, em caso de acidentes, você estará evitando problemas muito maiores. Por isso, ao operar uma máquina, certifique-se de que seu cinto está bem colocado e que ele está em boas condições de funcionamento. 

Em caso de tombos, capotamentos e inclinações, o cinto te mantém seguro ao banco e evita que você seja projetado para fora da cabine e se machuque gravemente, como por exemplo, o equipamento cair sobre você. 

O cinto te mantém dentro da cabine, o que, na maioria das vezes, é o melhor lugar para você estar em caso de acidentes.

Se for içar cargas, respeite os limites de carga

Antes de operar, informe-se sobre os limites de carga que cada equipamento suporta. Há grandes diferenças de um para outro. Içar cargas mais pesadas que o limite suportado pode causar acidentes graves. 

O mesmo vale para os acessórios utilizados. Verifique quanto peso eles conseguem içar, se estão em boas condições de uso e se não há riscos de quedas. Além disso, garanta que não há trabalhadores nos locais de içamento de carga ou a uma distância mínima de segurança.

Fique atento aos pontos cegos

Dê toda atenção aos pontos cegos e para garantir sua segurança e a de todos, adote algumas medidas que garantirão que não há riscos de acidentes:

  • Todos que estão no mesmo ambiente onde há máquinas pesadas em operação, devem usar coletes refletivos, que é um EPI indispensável para situações como esta.
  • Certifique-se sempre de que não há alguém atrás do equipamento ou no seu raio de giro. Se for preciso, saia e verifique.
  • O ideal é que não haja pessoas no local onde a movimentação de máquinas está acontecendo. Mas se isso não for possível, informe a elas sobre os pontos cegos e peça que, de uma distância segura, coloquem-se em seu campo de visão antes de se aproximarem.
  • Quando sua visão for limitada, peça a um outro trabalhador que se posicione em local visível para te guiar e orientar. 

Comunique-se!

Seja através de rádios ou sinais manuais, comunique-se com as pessoas que trabalham no mesmo local que você. Existem sinais que podem ser combinados entre o operador de máquinas e demais trabalhadores, permitindo que se comuniquem mesmo à distância. 

Crie com a equipe um método de comunicação que seja compreensível para todos. A comunicação é fundamental para evitar acidentes.

Faça uma inspeção geral e diária 

Inspecione o equipamento, em todas as suas partes, antes de operá-lo e no mínimo uma vez ao dia. Um check list pode ajudar muito, tornando a tarefa mais fácil, assertiva e segura. 

Esta verificação permite encontrar desgaste natural de equipamentos, pequenas falhas e danos. Isso evita acidentes, quebra e perdas desnecessárias que podem ser evitadas. 

Não utilize máquinas em funções para as quais elas não foram projetadas. 

Cada tarefa exige um equipamento adequado e cada equipamento possui seus limites e orientações para operação. Máquinas não foram feitas para transportar pessoas em suas conchas e escavadeiras não podem fazer a função de guindastes. 

Por isso, para garantir a segurança de todos e a vida útil dos equipamentos, utilize-os com responsabilidade e para o fim para o qual foram criados.

Cuidados na partida e desligamento de máquinas pesadas

Ligar ou desligar máquinas pesadas pode parecer tarefa simples. Mas, na verdade, exige alguns cuidados para evitar acidentes, problemas – talvez irreversíveis – para o motor e aumentar a vida útil delas.

Estes cuidados preservam o equipamento, prolongam a necessidade de manutenção corretiva e aumentam o tempo de disponibilidade da máquina.

Verifique se o equipamento possui um sistema que permite ao operador de máquinas programá-lo para realizar o aquecimento e a parada do motor de forma automática. Se não possui, siga as seguintes orientações:

  1. Aqueça o motor até atingir a temperatura normal de trabalho para começar a utilizá-la.
  2. Antes de desligá-la, evite deixar o motor em marcha lenta por longos períodos. O ideal é entre 3 a 5 minutos para que haja redução da temperatura do motor e do turbo compressor.
  3. Não desligue o motor em alta rotação, pois isso pode causar danos ao turbo compressor por falta de lubrificação.

O que diz a NR12 – Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

A NR 12 orienta sobre “referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras […]”.

Segunda a norma, todos têm papel fundamental no cumprimento das orientações que ela traz. Cabe ao empregador, por exemplo, adotar todas as medidas propostas na norma para garantir a saúde e a integridade física de todos os trabalhadores.

Em paralelo, operador de máquinas e gestor e profissional de manutenção devem cumprir o que a norma determina quanto ao uso correto de EPIs e EPCs e sobre a manutenção e uso correto de máquinas e equipamentos. 

As dicas e informações dadas neste artigo são um pequeno resumo de algumas orientações contidas na NR 12. Ela é uma das mais extensas e importantes NRs e trata estas orientações de forma cuidadosa e aprofundada. 

Além de abordar as questões de segurança e saúde do trabalhador, inclusive sobre aspectos ergonômicos, ela fala também sobre treinamentos e capacitações, arranjos físicos e instalações de maquinários, sistemas de segurança, limpeza e sinalização de segurança dos ambientes, manuais,  inspeção, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, e muitos mais. 

Fonte: BAMAQ Máquinas