É necessário sempre, antes da iniciação de uma obra da construção civil, que realize-se o aperfeiçoamento do terreno para que a área da construção se encontre em boas condições de sustentação para as edificações que receberá futuramente.

Portanto, percebe-se a necessidade e importância de se realizar estudos sobre as propriedades do solo em questão, e avaliar posteriormente, quais técnicas e métodos deverão ser utilizados para manter as melhores condições do solo.

Em casos de terrenos com excesso de retenção de umidade, é necessária a realização da drenagem dos solos, efetuando a remoção das águas pluviais nessas áreas mais propensas. Entenda mais sobre esse processo.

O que é a drenagem de águas pluviais?

Também conhecido como drenagem urbana, o projeto de drenagem define e dimensiona as estruturas de captação, controle e condução das águas pluviais, auxiliando tanto na redução, quanto no gerenciamento de direção das águas, para que, posteriormente, não se danifique o corpo das rodovias.

Realizando o escoamento para canaletas, bueiros, galerias, entre outros destinos, torna-se possível ainda, direcionar essa água para um possível reaproveitamento, através de seu tratamento.

É atribuída a essa operação a construção de uma rede feita por elementos como guias, caixas de captação e sarjetas, que são englobadas em diferentes tipos de drenagem, como:

  • Drenagem Superficial;
  • Drenagem Subsuperficial;
  • Drenagem Profunda.

Os componentes desse processo de drenagem das águas das chuvas são instalados em um nível abaixo do restante da superfície do terreno, gerando uma leve inclinação, com o intuito de facilitar e garantir um melhor escoamento. O projeto de drenagem possui uma grande complexidade em seus parâmetros técnicos, como efetuando a equação pluviométrica da região de atuação, o coeficiente de escoamento superficial, o tempo de retorno (TR), o tempo de concentração (TC) e o dimensionamento de galerias até à definição de um direcionamento das águas da chuva, e portanto deve-se ser efetuado e levado em consideração nos projetos civis com grande seriedade.

Curiosidades

A maioria dos materiais utilizados nas pavimentações podem sofrer sérios danos e serem afetados fortemente pela ação constante da umidade da região. Por isso a importância da realização da drenagem das áreas antes de sua construção. Problemas e falhas no sistema de drenagem podem causar diversos danos graves os usuários e ao patrimônio, tais como:

  • Diminuição da capacidade de suporte do solo de fundação, podendo causar, ou não, uma alteração em seu volume;
  • Bombeamento dos finos de solo do subleito e materiais granulares das demais camadas do pavimento com baixa capacidade de suporte;
  • Arrastamento de partículas dos solos e materiais granulares superficiais pela velocidade do fluxo d`água.

Portanto, para que se haja uma excelência na conclusão da construção,  é necessário que os projetos de drenagem e terraplanagem sejam efetuados em conjunto, integrando as ideias dos projetistas. Desse modo, antes de se iniciar um projeto, busque uma empresa de confiança. Conte com a BSM na sua obra!