O segredo de um bom concreto é saber a dosagem proporcional dos elementos, para que com isso, ele atinja a consistência adequada para cada finalidade. Nessa lista de elementos, um dos principais é a brita.

Para produzir um concreto de qualidade, uma das regras primordiais é que você sempre colocará uma quantidade maior de brita do que de areia, devido a sua maior resistência.

Agora vamos ver uma lista de tipos de britas e saber qual o mais adequado para utilizar em sua obra.

Brita 0 (Pedrisco) – Usado na fabricação de vigas, lajes pré-moldadas, blocos de concreto, tubos, paralelepípedos, paredes e em diversos tipos de acabamento, essa é uma brita com uma espessura fina, com tamanhos que variam de 1,8mm a 9,5mm.

Brita 1 – Um tipo de brita muito resistente, bastante utilizado na área da construção civil, na construção de colunas de sustentação, vigas e lajes em obras de grande porte, como prédios, pontes e espaços maiores, essa é uma brita com uma espessura mais grossa, e com tamanhos que variam de 9,5mm a 19mm.

Brita 2 – Uma brita de maior espessura e maior resistência, muito utilizada na fabricação de concreto bruto e na construção de fundações e pisos, seu tamanho varia de 19mm a 25mm.

Brita 4A – Bastante utilizada nas vias secundárias, como ruas e acesso a obras, porém essa é uma brita diferente, também chamada de bica corrida, é uma mistura de grãos maiores com pedriscos e pó de pedra, ela é produzida conforme as necessidades do cliente, então não existe um tamanho definido.

Brita graduada – Muito utilizada na produção de calçadas, passarelas, tubulações, pisos, e também como base no trabalho de pavimentação ou reforço de vias. É uma brita composta por uma mistura de outras britas de rochas com tamanhos variados.

Areia industrial – Um material muito fino, produzido através de rochas trituradas que contém características que se aproxima da areia natural. Ela é uma areia que oferece consistência e qualidade, além disso, ela adere melhor à pasta do cimento, não contém impureza, e é mais barata que a areia normal, pois é produzida mais próxima aos centros urbanos, economizando no frete. Ela é utilizada geralmente na substituição parcial ou total na fabricação de concretos estruturais e em obras e construções civis.

A escolha da brita correta para cada obra é decisiva na hora da construção.

Pensa-se muito que brita é tudo igual, mas vimos que cada brita possui um tamanho, e, por consequência, uma aplicação diferente. Não dar a devida atenção para este momento pode gerar diversos problemas graves e custar mais caro do que você imagina.

Seja uma brita voltada para vigas ou para pisos e ruas, é importante saber exatamente qual a finalidade de cada tipo e escolher o mais adequado para a sua necessidade.

Antes de fazer qualquer obra, procure profissionais responsáveis que irão lhe aconselhar de qual é o tipo de brita que você precisa, assim você terá uma obra segura e evitará possíveis transtornos.